Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

3.11.10

Escalde os pés

Pessoal,
Passei para compartilhar uma dica que me faz muito bem.
As terapias alternativas me ajudam a recuperar energia há um bom tempo. Faço consultas com uma simpatia de amiga e médica desde os 17 anos e sempre ouço com cuidado as recomendações dela. Tento segui-las, ainda não consigo as de atividades físicas regularmente, mesmo sabendo que são fundamentais para uma vida saudável.
Bem, outro dia, passei pela clínica com uma crise de stressssssss e depois de muita conversa e acupuntura ( adorooooo - assunto para outro post) ela me recomendou fazer escalda pés, algumas noites da semana.
Comecei a fazer, notei que o sono foi mais tranquilo e o dia seguinte mais calmo e com mais energia.
Então passei para compartilhar.


Essas receitinhas da época do vovó são úteis. Muitas vezes deixamos de seguir esses rituais e trocamos por outros mais modernos que nem sempre resolvem nossos problemas.

A experiência dos antigos muitas vezes é dada como ultrapassada em sem fundamentos, mas, se repararmos bem, são eles que muitas vezes são mais saudáveis do que os mais jovens.
A maioria de nós esquece de cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.
Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de  bem- estar e benefícios para todo o organismo.
Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de saltos altos ou por sapatos desconfortáveis, por muitas horas em pé ou trabalhando sentados em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.
Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho.
Desde os tempos mais remotos, já a 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas e recuperar a saúde.
O escalda-pés é uma alternativa muito utilizada pelos mais velhos para combater a gripe, mas não é só o benefício da cura que ela traz.
Mergulhar os pés em uma tina com água quente e com sais aromáticos além de muito relaxante, também ajuda no tratamento contra a depressão e problemas relacionados a circulação, restabelece o equilíbrio físico e emocional, relaxa, alivia a pressão dos pés, descansa as pernas, reduz calos, alivia o stress do dia-a-dia.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano.
A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física, e também no equilíbrio energético de todo o corpo.
Na MTC, um dos conceitos básicos de saúde é: cabeça fria e pés quentes... e é aí que esse ritual atua.
Ele ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, e assim libera as toxinas, relaxa e diminui o stress, por isso, é muito indicado nas dores de cabeça em geral, incluindo as preocupações, além de garantir um ótimo sono!

Só o fato de deixar seus pé descansando por 15 minutos numa bacia de água quente, já vai lhe dar um grande alívio nos pés, imagine então acrescentar na água quente sal grosso para desintoxicação.
Melhor ainda se incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais.
Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço.

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos por, pelo menos, 15 min; e se quiser acrescente na água:


Escolha:
Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.
Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.
Óleo essencial - Pingue algumas gotas ( 15 em média para 2 litros de água) na água da bacia.
Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;
Arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço;
lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.


Contra indicações; Pessoas com diabetes ( por falta de sensibilidade tátil, podem se queimar e não perceberem) arteriosclerose ou doneça de Buerger (afeta os vasos sanguíneos, provocando inchaço)
Fonte:
Dr. Selma Hohne

Então, antes de dormir, aqueça os pés, a alma e relaxe. Cuide de seu sono para que amanhã sua energia estava revigorada.
Você conhece alguma dica para relaxar? Compartilhe...
Boa noite!


4 comentários:

Grazi disse...

ju, cresci vendo minha mãe fazendo escalda pés...quantas vezes compartilhei escalda pés com ela....realmente é muito bom, quando mergulho os pés, sinto a energia "passeando" pelo corpo todo! è realmente fantástico!!! Bjcas e durma bem

Roberta Lito disse...

Poxa este post caiu direitinho para hoje, meu marido chegou em casa reclamando de dores nos pés. Vou comprar uma bacia, óleos e dar um alívio para os coitadinhos (pés).
Beijos
Roberta Lito

**Juliana Silva** disse...

Escadapés é o que há de melhor rs!!
Na hora do banho também sempre peço pro meu esposo fazer uma massagem com akeles óleos para banho, dá uma master relaxada!
Beijos.

www.malukicesdajuju.wordpress.com

Rosanna disse...

Oi Juliana
Obrigada!!
E seja bem vinda, sempre, viu!!
Adorei o seu blog, é lindooo!!
Adoro suas receitinhas.....o escalda pés, faço na clínica qdo. temos spas, é maravilhoso!!
Um super abraço!!

www.byrosanna.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...