Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

24.2.12

Uma mãe é, antes de tudo e de nada, uma mulher...



"Uma mãe é, antes de tudo e nada, uma mulher. Muitos se esquecem disso. E se esquecem tanto, que no fim das contas ela acaba se esquecendo também.
Uma mãe foi primeiro uma menina. Brincou de boneca, de casinha e de roda. Usou trança, subiu em árvores, foi moleca, se apaixonou, brigou, se revoltou… se tornou mulher aos poucos, à custa de tropeços e degraus… até descobrir o desejo de maternidade, que nasceu nela com uma força tal que ela pôde ser capaz de se esquecer de si mesma para dar lugar a esse desejo.
E com a vinda do filho, a mulher deixa aos poucos, aos próprios olhos e aos olhos de todos, de ser mulher em essência, ela torna-se “mãe.” Uma marca para o resto da vida. Mas, em nós, sabemos que uma coisa não anula a outra.
Mesmo se temos outras obrigações, coisas a mais na nossa vida, continuamos sendo antes de tudo mulheres. Muitos maridos não entendem isso. Por isso às vezes depois da chegada dos filhos procuram outras mulheres, pois a que têm em casa é a mãe.
Filhos também não entendem isso. Ou raramente. Para eles, mãe não é mulher, é mãe. A mãe dos outros pode até ser mulher, mas não a própria.
Portanto, dentro de nós existe uma princesa que nunca vai morrer; existe uma moça que se encanta e corre o risco de se apaixonar; existem emoções que podem não estar necessariamente ligadas à família. Existem os sonhos, vontade de ser amada e desejada como fêmea.
Os homens que não entendem o porquê de uma mulher não gostar de receber coisas para a casa em ocasiões especiais, esses se esqueceram ou nunca souberam completamente o que é uma mulher.
Para se agradar uma mulher, é preciso tocar fundo no seu coração. Penso que é difícil se sentir tocada quando se recebe coisas que só fazem com que nos lembremos que existimos para lavar, passar, cozinhar e educar os filhos. Porque mulher é muito mais que isso. Mais que parideira, lavadeira e tantos eira. Mais que santa. Uma mulher é simplesmente um ser humano e o que mais deseja é ser tratado como tal.
Uma mulher, mãe ou não, é uma jóia que, se lapidada e cuidada carinhosamente, como se deve, encanta e enriquece a vida de qualquer pessoa."

Acredito que esse texto pode nos fazer lembrar de nosso próprios valores que, muitas vezes ficam esquecidos e perdidos no meio de tantas tarefas que fazemos, com tanto empenho, carinho e dedicação.
Adorei o texto e fiquei pensando em quantas mulheres conheço e admiro e que deixam de se valorizar diante dos problemas e cobranças do mundo, não só da tarefa admirável de ser mãe.
Acho que precisamos olhar para nós mesmas com mais valor e exigir que os outros também façam isso, tenham respeito por nossos brilhos, por nossas atitudes, desejos, falhas e momentos de fraqueza... ser mulher é incrivelmente maravilhoso e só se completa com sentimentos grandiosos, que todas merecemos!

Uma linda sexta-feira!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...