Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

27.1.12

Diário da Miss Mamãe XII - Amamentação



Ai, ai...vamos lá, nem sei por onde começar, mas posso dizer que esse assunto é um dos que mais fica na minha mente...não sei exatamente por que, mas fica...
Bem, minha mãe não me amamentou muito, teve problemas com a cesaria e como ela mesma diz, eram outros tempos e ela dava muita atenção às pessoas em sua volta.
Estou tentando me "preparar" para esse problema. Consigo, até agora,  seguir algumas coisas que acredito e creio que qdo a bebê chegar, não será diferente, talvez mais difícil em algumas situações, mas apenas diferente das experiências pelas quais minha mãe passou...
As pessoas falam muito sobre suas experiências e isso é muito importante. Gosto de ouvir, gosto de perguntar, não fico preocupada com os problemas que enfrentaram, porque sei que tb enfrentarei alguns, mas como coloquei na minha cabeça....pensamento positivo!
Essa assunto é muito importante para mim, já li diferentes livros, ouvi pessoas de diferentes idades e com experiências diversas e venho tirando algumas conclusões, embora, só depois que passar por essa vivência,  poderei registrar aqui o que realmente foi essa fase.
Por enquanto, estou me preparando do jeito que "acho" certo e com base nas orientações na minha médica...
Segundo ela, o curso para gestantes que ando fazendo no Hospital e Maternidade Madre Theodora ( onde teremos a Carolina) e as informações do livro "O livro da amamentação", de Vera Heloisa Pileggi Vinha, não esfrego, esfolio e nada de mais... ando hidratando a pele dos seios com o mesmo creme que passo na barriga e no resto do corpo, assim como, no banho, passo o óleo - uso a linha do Botocário,  Mamie Bella.
Achei muito interessante algumas coisas que aprendi, não estou com medo, mas tenho a consciência que a amamentação será um exercício de perseverança, como ouvi " Tem que querer". Acho que é um aprendizado para bebê e mãe...
No curso, aprendi técnicas de massagem nos seios, antes de oferecê-los ao bebê, como e onde a boca do bebê deve ser "encaixada" nos seios, algumas posições  que facilitam para mãe e bebê e a importância de insintir, além de cuidar para que o seio fique "vazio" após a mamada, além de intercalar entre direito e esquerdo.
Confesso um certo medo com as rachaduras, mastites etc, mas, tantas mulheres acabam passando por isso e no fim, tudo dá certo. Quero muito sentir minha bebê mamar e poder dar a ela o melhor alimento que precisa, o leite materno é fundamental e exclusivo até os 6 meses, nada de água, chá etc... é comum, levar até 5 dias para o leite de verdade descer, porém um pouco que seja do colostro (líquido grosso e amarelado) que desce nos primeiros dias possui o que cada bebê precisa, não existe leite fraco, não existe leite que não sustenta... adorei ouvir essas coisas!
Ontem, ouvimos uma pediatra, no curso que citei acima e a mesma contou sobre o desespero das mães e vovós que, na primeira consulta ao pediatra, que deve ser realizada entre o 5º e 10º dia de vida do bebê, notam que aquela riqueza pequenina, perdeu peso. A doutora disse que isso é normal e, só após o 10º dia de vida, o bebê volta a ter o peso que tinha ao nascer...ufa...sem neurose!
Espero manter a calma, ser persistente e ter muito amor e carinho, para poder ajudar a Carolina na hora de mamar...agora, é só esperar...fico aqui, pensando mais um pouco, curtindo e torcendo, para que tudo continue assim, muitooooo bem!!!!
E você, que sabe sobre esse assunto, me conte! Quero saber sua experiência!

2 comentários:

Maria do Carmo disse...

Oi Juliana!!!! Estou curtindo a Carolina!!!!!
As experiências boas e ruins que passamos temos que compartilhar com vocês, que estão começando a vida de mamãe: seja muito tranquila, não se preocupe com as visitas, faça do momento da lactação, uma intimidade linda entre você e sua filha. Tudo vai acontecendo naturalmente. A natureza é sábia e o dom da maternidade também.
Beijos.

Jalile disse...

Oi Ju, eu nunca amamentei, mas minha irmã sim e eu vi o sofrimento dela, e também morro de medo de quando eu for engravidar e tiver que amamentar. Daí já li bastante sobre isso... e quero te dar uma dica, caso o seu leite demore muito pra descer e vc precisar estimular sem que a baby fique muito estressada... olha aqui:
http://amamentacao.wordpress.com/

bjao
Jalile

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...