Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

11.8.14

Sobre estima - seja alta ou baixa



Vira e mexe me pego pensando, vagando, variando...
Hoje foi sobre essa palavra: estima
No dicionário a explicação é bem clara: valor que você dá a algo ou alguma pessoa, colocando o auto na frente, valor que você dá a si mesmo... ou deixa de dar..
No título coloquei alta com "L", pois bem... conheço alguma pessoas, bem irritantes, no meu ponto de vista, que são dotadas de muita ALTA estima... ou seja, elas se valorizam demais!
O bom disso, jamais se sentem culpadas, não se preocupam com os outros, mesmo porque não pensam neles. Quando uma pessoa se acha cheia de qualidades, certamente não precisa reconhecer nada no outro, nem o vê praticamente.
Vou dar um exemplo: Você a convida para um jantar na sua casa. Puxa, como é bom chamar os amigos... então você arruma a casa, organiza uma mesa toda charmosa, pensa num cardápio, nem precisa ser super elaborado, mas se dedica para agradar...
Assim que ela chega até o momento que sai, vc só ouve frases do tipo...na minha casa sempre faço desse jeito ( diferente do seu, lógico...ah, e melhor que o seu, evidente!) Minha comida é muito saborosa... meus filhos são hiper educados...e se rasga sem a menor humildade dizendo elogios infinitos a si mesma. Pensa que não pode ficar pior? Pode sim! Uma pessoa dotada de tamanha vaidade, além de ser muitooooo perfeita e boa em tudo, só se relaciona com pessoas a sua altura e, quando essas não são, elas as transformam. Então seu marido é perfeito, resolve tudo, sabe fazer tudo, é hiper competente,os filhos...nossa, brilhantes! É impressionante como sua vida é bela.
Isso é o que ela tenta passar, porque meu coração e meus olhares são tão simples que consigo captar que não é bem assim... uma pessoa desse tipo, irritante, como nomeei, na verdade é precisa se sentir assim, superior... Jamais conseguirá se desprender de si própria para ver a beleza que existe fora dela. Acho triste, na verdade acho um porre, mas é triste!
Cansa você ter que ficar ouvindo tantas qualidades que na verdade nem sempre são verdadeiras aos olhos das pessoas... quem as vê são seus fãs, porque na verdade devem sofrer de baixa estima, assim como ela.
Alguém que precisa tanto se comparar aos outros e parecer maior, é poque na verdade tem uma visão muito baixa de si, talvez infelicidade, talvez pobreza de espírito, talvez burrice... e, tenta convencer os outros do quanto é forte, quem sabe assim, ela mesma se convence.
É muito bonito pregar sobre educação de filhos, cozinha maravilhosa e casa organizada, saber resolver os problemas dos amigos, ter dicas para tudo, mas lá no fundo do seu coração, seus medos são tantos e suas incertezas também que precisam ser escondidas.. lá no fundo de suas gavetas e embaixo de seus tapetas há muita bagunça que precisa de arrumação. Muitas vezes pregam sobre situações que não vivenciam e, se chegassem a viver talvez não seriam assim tão boas, ou quem sabe, seriam e aprenderiam o prazer se ser verdadeiras consigo mesmas!
Já o oposto... aqueles que sofrem de baixa estima... haja paciência com eles. Eu me enquadro um pouco mais nessa categoria!kkk
Vivem buscando um elogio, ficam preocupados demais com o olhar e julgamento dos outros e talvez só sejam felizes se antes puderem sofrer um pouco!
Não sou cheia de baixa estima, mas tenho meus momentos mensais...
Neles fico me comparando a outras pessoas que conseguem algumas situações, que recebem algumas palavras ou elogios, que talvez conquistem algo que eu tb estou em busca... e sofro por ainda não estar no topo. Minha loucura logo é curada pois tenho confidentes equilibrados, me mandam abrir os olhos para tudo que sou e tenho e realmente me equilibro novamente sem sofrer mais.
Quem é cheio de baixa estima, vive reclamando, cheio de manias, falando aos outros suas desilusões e problemas, buscando olhares de aprovação e piedade. Não é um traço de personalidade a se desejar!
Mas, como manter o equilíbrio?
1-Talvez pensar na sua força e realizar o que te faz feliz seja um bom passo.
2- Reconhecer no outro suas qualidades e aceitar conselhos práticos e vivenciados também é bom...
3- Conversar e ouvir a opinião de quem vc admira. Lembre-se é a opinião da pessoa, não a sua! Ouça, pense e apenas mude se julga necessário!
4- Faça momentos de avaliação de seu dia, semana, mês... 
5- Trace novas metas, a curto, médio e longo prazo e trabalhe!
6- Peça desculpas, só dê opinião se realmente pedir, só critique se for para ajudar, só se mostre para quem vale a pena!
A linha é bamba e o caminho não é fácil... mas precisamos saber nosso lugar ao Sol e ter a certeza que ele não é melhor nem pior do que o de ninguém...simplicidade, humildade e acreditar em seus sonhos é o caminho!
#ficaadica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...