Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

28.7.11

Vamos mudar o sermão do casamento?

No texto abaixo, Mário Quintana, dá boas sugestões de verdadeiros sermões de casamento. Todos sabemos a beleza desse evento, flores lindas, arranjos encantadores, pessoas felizes, roupas, sapatos, doces, tantos detalhes que as noivas se preocupam, que os noivos e as famílias fazem questão!
Contudo, o dia do evento sempre passa... para quem ja casou, sabe que realmente é uma data inesquecível, cheia de verdade, de amor, contudo, só será lembrada da mesma forma se esses sentimentos forem reais no dia a dia de uma vida a dois.
Todas beleza do vestido de noiva, da maquiagem e das belas flores raríssimas, podem contagiar as pessoas, até os noivos, claro, fizeram tudo como desejavam e querendo que TODOS amassem a ponto de ninguém falar mal...doce ilusão! Porém, se a beleza estiver no olhar,  a compreensão e a verdade  forem sementes que já germinaram, nenhum comentário, nenhum erro, pode até deixar cair vinho no vestido branco, nada impedirá do casamento ser verdadeiramente feliz!
Porque a festa acaba, as flores murcham, as pessoas seguem suas vidas e os noivos, começam uma nova história, e essa sim é a que merece cuidado diário, atenção, humildade e muita conversa, de nada adianta uma festa para ser lembrada, se não existiu história para ser compartilhada! A felicidade está dentro de cada um de nós, não importa que cardápio se sirva, quais flores fizeram os arranjos, de onde veio a renda do vestido, quantos mil, que talvez nem se tinha e foram gastos...a felicidade é viver em paz, com amor... dinheiro ou luxúria nenhuma são capazes de comprar!
Adorei o texto, por isso compartilho...posso dizer que cada item desse sermão faz parte da história do meu casamento que dura forte além das flores, dos presentes, da festa, dos comentários...a felicidade extiste e mora bem aqui!



"Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: - "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."
Mario Quintana

4 comentários:

Anônimo disse...

Per-fei-to! Que dizer dessas e de muitas outras palavras sábias de Mário Quintana? Concordo totalmente com a mensagem... Além do mais, o que vc escreveu, Ju, também é muito verdadeiro... Pena que existem pessoas que não sabem valorizar os simples detalhes, estes que fazem toda a diferença em qualquer evento ou vida!
Bjos
Raquel

Daniela Domingues disse...

Muito sábio..... Acredito que esses votos devem ser feitos sempre, diariamente e principalmente individualmente.....beijos Dani

Sheila Mendes disse...

Oi Ju, td bem?
Acho esse texto lindo, ele é bem real e mais adaptável à nossa vida hoje.
Recebi seu email sim, semana que vem já terá post com as fotos participantes.
Estou bem melhor, graças a Deus, estou fazendo uns exames pra diagnosticar a dor no braço.
Beijos.

Anônimo disse...

Oi Linda Ju!
Além de continuar com problemas para postar comentários, fiquei sem internet durante toda semana....
UHUUUUU!!! Mas agora chegando aqui: que ALEGRIA saber que a Miss está esperando um bebêzinho!
FELICIDADES, DEUS CONTINUE OS ABENÇOANDO!!!
Bjs em teu lindo coração, Lelê.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...