Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

6.7.11

Parma carne degli dei!

Dois ingredientes divinos, com sabores tão diferentes entre si, mas que se completam perfeitamente!
O queijo brie, suave, com textura macia e o parma, marcante, forte...ohhhh dupla!
Já falei um pouco do Brie AQUI, fiz um risoto delicioso com esse queijo mara!
Mas, hoje, vou aprofundar no parma...
Li um pouco sobre essa iguaria deliciosamente salgada e descobri que já era consumida há anos antes de Cristo. Existem registros de sua produção em Parma (Itália), há mais de 2 mil anos. Ainda produzido na região Emilia Romagna, não recebe química e apenas sal marinho. Fica pelo menos 12 meses em ambientes ventilados e secos para ser curado, depois é mergulhado em água morna, com o objetivo de deixar a carne macia.
O porquinho que dá origem ao parma é criado também na Itália, dizem que era alimentado apenas de castanhas e soro de leite, bobo, né!? Ah, os aromas dos bosques auxiliam na confecção do parma, juntamente com a  carne deliciosa que vem desse suíno, que leva um vidão de rei, né não?
Fabricado nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações italianas há centenas de anos, ultrapassou as fronteiras do país, e hoje é conhecido no mundo inteiro, ganhou gosto por aqui, com a imigração italiana, já que antes, a mortadela era a iguaria mais comum!
Apenas três coisas entram na produção do presunto de Parma, o mais famoso do mundo: a coxa do porco (uma espécie baixa e forte, que chega aos 150 quilos e produz coxas grandes, criada em 11 regiões do centro-norte da Itália), sal e o ar perfumado das colinas parmenses da região de Langhirano e adjacências, a 900 metros acima do nível do mar. Além de um período de cerca de um ano e meio para maturação. Ou seja, não se usam substâncias químicas e nem se faz uso da defumação. Depois de repousar por 24 horas em uma câmara frigorífica a 0 grau, a coxa é salgada a mão. Em seguida, é posta em uma câmara frigorífica entre 1 e 4 graus, durante uma semana, passa por uma segunda mão de sal e vai para a maturação. Fote consultada:

Bem, juntando uma coisa com a outra, só pode dar uma receita maravilhosa, foi feita no último feriado que recebemos a visita de um casal mais que querido...
Bruschettas de Parma e Brie
6 fatias de pão italiano
2 tomates
3 dentes de alho amassados
100g de presunto parma
100g de queijo brie - usei o Poleginho
azeite

Junte o alho amassado com duas colheres de azeite em uma panela e deixe dourar por alguns minutos. Pique os tomates, sem sementes e acrescente à panela, mexendo e fazendo o tomate "derreter".
Coloque sobre as fatias de pão, esprema orégano com a palma das mãos sobre o pão e coloque duas fatias de parma e uma de queijo brie. Em forno pré aquecido, deixe por 10  minutos....




Para acompanhar, mais um vinho recomendado pela Boutique do Vinho..precinho ótemo!
Marques del Nevado - muito bom...
Que tal fazer um belisquete diferente nessa noite de quarta-feira?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...