Aposto que quando leu essa frase, pensou o que pensei. "Isso é verdade!"
Já falei aqui da dificuldade que tenho em lidar com o péssimo humor, o excesso de auto-piedade, e as lamúrias das pessoas. Mas hoje, manhã de véspera de Natal, achei essa frase perfeita para um desabafo natalino.
Pensando na verdadeira história que hoje celebramos, fico imaginando como algumas pessoas que conheço reagiriam se pudessem estar presentes em Belém, na noite de 25 de Dezembro de muitos anos atrás.
Primeiro, penso que talvez não visitassem Maria e José, nem ajudariam no parto, o lugar era simples demais e muitos só se preocupam com convites cheios de interesse, Maria e José, não tinham nada a oferecer, só o amor, e respeito, assim como a vida de seu "Filho" que depois, até morreu por nós! Mas, aposto que muitos nem se preocupam com isso!
Outros talvez ficassem julgando ou caluniando as atitudes de Maria, por sua gravidez e até do pobre José, por aceitar e ficara ao seu lado, bobo ele, não sabe o que faz. Hoje em dia, poucos são sofreram tanto e foram tão humilhados como nossos personagens de Natal, hoje despejam palavras de ofença, gritam, mas ninguém suporta mais nada, ninguém sabe relevar, muitas verdades, as vezes, não precisam ser ditas... quero ser feliz, ter razão, nem sempre! Mas eles não, continuaram firmes e vivos, no amor que os unia.
Fico pensando nessas pessoas que só olham os erros, vivem sofrendo por palavras que não trazem bondade, criam intrigas e precisam de reconhecimento, ser o centro de todas as situações. Natal não é nada disso, deveria ser ao contrário...
Pessoas felizes, agradecendo por mais um dia, sem doença, ou com doença, elas nos fortalecem e só ocorrem em nossas vidas, assim como cada obstáculo, para nos fazer crescer, aprender algo que por "amor" não aprendemos, então quem sabe com a dor! As noites, os dias, os meses, passam e continuo vendo e desviando meu olhar dessas pessoas que se enfraquecem com nossos sorrisos, que acham que ser feliz é pecado, que doar, seja dinheiro, seja presentes, melhor se for seu tempo, seu abraço, acham que qualquer doação é para pensar em "algo em troca", nem pensam na possibilidade de haver, ainda, pessoas que tentem seguir os passos de quem nos ensinou, que a cada dia, vale a pena levantar, caminhar, erguer a cabeça, mesmo entre inimigos e continuar.
A melhor resposta que essas pessoas merecem é nosso sorriso, nosso novo passo e nossas bênçãos...porque Deus sabe quem olhar e sabe a quem ensinar e a melhor forma de fazê-lo.
Hoje é dia de olhar o outro, de ser humilde, de se desculpar, mesmo se o erro não for seu, as vezes a loucura de uma pessoa não vale sua irritação, melhor pagar com gentileza, que o mal acha o caminho que o acolhe... Aqui não, aqui só entra o que eu quero, só deixo fazer parte da minha vida o que vale a pena e a cada dia esse pensamento está mais forte dentro de mim, por isso que escrevo tanto sobre ele, é terapêutico e o tratamento é feito em doses homeopáticas...
Respire fundo, deixe para trás toda mágoa, mentira, intriga, encha seus pulmões de ar novo, puro...e deixe sair de sua boca só gentileza, que seus olhos sejam sempre brilhantes e iluminem aqueles que receberem um piscadinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário