Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

23.11.10

O laço e o abraço


 
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.
Mário Quintana

Tinha outras ideias para a postagem de hoje, mas qdo vi esse texto, recebido da Cá, por e-mail, não pude deixar todas as outras de lado e publicá-lo. Existem tantos textos lindos, que já lemos por aí, esse se encaixa perfeitamente nessa definição. Já o conhecia, mas fazia muito tempo que não lia, então hoje pela manhã, ele chega!
Acho muito sincera essa comparação. Quando faço os embrulhos de meus presentes, o laço é um detalhe que faz toda a diferença, e as vezes, o laço não fica bom. É preciso desfazê-lo, desmontar tudo e começar do começo novamente.
E com alguns laços afetivos, não é isso mesmo que acontece? No meio da laçada, você olha e percebe que não foi, que não ficou bom. Ocorre uma visão diferente das coisas, opiniões muito distintas e expectativas não alcançadas, é preciso desfazer certos laços... e não é que, na hora de puxar uma ponta, sabe-se lá o que ocorre que o laço não se desfaz, e vira nó, aí só cortanto a fita e acabando com tudo mesmo. Porque nem sempre desatar esses nós é a melhor coisa, certas vezes devemos mesmo deixar para trás, de lado e partir, por outro caminho. Pegar outra fita, de outra cor, de outra textura e fazer novos laços.
Isso ocorre em nossas vidas, precisamos deixar coisas para trás e dar lugar para as novas, o desfazer dos laços algumas vezes gera saudade, raiva, indignação, mas o ato de começar novamenente, diferente, talvez deixar aquela fórmula de passar por trás a fita e depois por baixo, deva ser trocada, os tempos mudam, as pessoas também, o mundo muda! Por que não mudaria a forma de fazer nossos laços?
Agora, existem alqueles laços, lindos, que ficam formosos e deixam os presentes encantadores. Nesses casos, depois de desfazê-los, ainda guardo as fitas, para usá-las sempre... Tipo o laço do seu sapato preferido, daquele amigo do peito, que você nem pensa, e lá está ele amarradinho a você novamente!

Que sua terça seja feita de muitos laços como abraços, seja laços de boas vindas, como de despedidas, para novas chegadas...


2 comentários:

Marcinha disse...

Ju, lindo mesmo esse texto!!1
Eu nunca tinha o lido!!
Tenha uma ótima terça também!!
Bjs

Anônimo disse...

Jú, bom dia!

Tinha certeza que este texto faria parte do seu blog,é lindo!!
Ficamos muito contentes por terem ido ao aniversário do Rafa, pena que ficaram pouco!
Mas, em breve nos reuniremos para mais um evento gastronômico.
Beijo
Carina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...