Por aqui o domingo passou de bonito para insuportávelmente quente. Ainda nem chegamos na estação mais gostosa do ano, na minha opinião, e já estamos recorrendo aos truques usados em janeiro, ventilador, ar condicionado, sucos geladinhos, biquini, moleza...
Hoje passei agora a tarde, enquanto o maridão assiste o Corinthians na tv, pois não tive pique para me sentar e escrever, tamanho o calor que faz aqui.
Então, fiquei pensando em que postar? Logo lembrei do melancia dando sopa na geladeira e enquanto fazia um suquinho, lembrei de vocês...
Usei 1/4 de melancia, tirei as sementes e bati no liquidificador com 200ml de água geladinha. Juntei 5 gotinhas de adoçante e....ai que delícia!
A ingestão dessa fruta traz a sensação de refrescância, o que faz com que seu consumo aumente durante os períodos mais quentes. Além disso, ela apresenta importantes propriedades nutricionais, além de vitaminas e minerais em sua composição.
Entre suas propriedades nutricionais podemos destacar o seu potencial diurético que auxilia na eliminação da urina, o que melhora o funcionamento dos rins, e consequentemente diminui as sensações de inchaços provocada pela retenção de líquidos. Além disso, assim como o tomate e a goiaba, ela é fonte de licopeno, que combate os radicais livres, e é um importante aliado no combate ao câncer, principalmente o de próstata. Além de sua atuação benéfica nos rins, a melancia é ideal para indivíduos com pressão alta, doenças reumáticas e gota, que é caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue.
Além do licopeno, a melancia possui vitaminas do complexo B, além de vitamina C e vitamina A. Elas irão servir para a visão, prevenção de infecções, combate os radicais livres, dentre outras funções. Na melancia encontramos também os minerais cálcio, ferro e fósforo.
Além de todos esses benefícios associados ao consumo da melancia, ela é uma fruta que possui baixíssimas calorias já que a sua maior parte é constituída por água, o que a torna um excelente hidratante. A melancia é ideal para os lanches que devemos realizar entre as refeições pelas poucas calorias que contém.
A melancia tem uma percentagem de água extremamente elevada, de cerca de 92%, que confere à sua polpa uma textura farelenta e subtilmente estaladiça, e que faz da melancia uma das frutas preferidas para matar a sede. Como membro da família Cucurbitaceae, a melancia é parente da meloa e da abóbora, outras plantas que também crescem em vinhas térreas.
As melancias podem ter uma forma redonda, alongada ou esférica e têm uma grossa casca verde com riscas ou sarapintadas. Variam em tamanho entre poucos quilos, até mais de 40. Apesar de ser comum associarmos a melancia a um vermelho rosado intenso, há, na verdade, variedades de polpa laranja, amarela ou branca. ( blog é cultura, nãos abia disso!) Enquanto a maioria das melancias têm sementes pretas, castanhas, brancas, verdes ou amarelas, há algumas variedades sem sementes ( são minhas preferidas, lembrando da moleza que esse calor gera!)
Um comentário:
adoro melancia!!! essa semana ... me dediquei a ela... depois de sábado ...kkkk
Postar um comentário