Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

23.8.10

Você sabe lidar com a BIRRA?

Bem, os conselhos nem sempre ajudam. Por mais que estudamos, cada caso, é um caso, cada criança, é uma criança. Jamais saberemos como serão os nossos antes de tê-los!
Ler sobre algumas situações nos ajudam a ter opções sobre o que fazer, mas a escolha é só sua.
Achei o texto interessante e compartilho... nunca é demais saber sobre educação, embora não haja receita!
O que mais vale é agir com amor e saber que um não muitas vezes demonstra mais amor que o sim! Pelo menos é no que acredito...

1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.
2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Combinar o que se pode ou não é importante, você sempre mostra o que espera do seu filho, porém contrtempos são inevitáveis.
3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.
4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...espere a raiva passar, no momneto do "calor da ação", não conseguimos escolher palavras que eduquem, que mostrem bons exemplos, nem medir olhares)
5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranquila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.
6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado. E dará a ele um espelho ruim. Certas coisas só se resolve em casa, na intimidade, evita que as pessoas comentem, julguem e sintam-se no direito de participar.
7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!
8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.
9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo. Evite risadas desnecessárias estimulando seu filho a agir de forma engraçada hoje, mas desrespeitosa amanhã. A boa educação cabe em mostar o que é certo...e o que é certo é certo hoje e sempre.
10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.

O ato de educar é divino e precisamos de muita paciência. Nem sempre é fácil, mas sempre se colhem os frutos.  Costumo dizer aos meus alunos que colhemos o que plantamos, se queremos bananas, não adianta plantar abacaxi! Pense que você é a pessoa que vai educar aquela criança e tem que fazer o melhor possível, muitas vezes pedir ajuda é fundamental, discutir os casos e ouvir experiências nos deixam menos sozinhos nesse caminho...
Siga uma caminho e se errar, volte. A voz, o olhar, o exemplo educam mais que as palavras e sermões, palmadas e castigos. Eles são seres dotados de inteligência de memória e devemos ajudar nesse desenvolvimento!

Não sei onde li as dicas acima, mas dei palpites ao postá-las.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...