Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

15.7.13

Sobre a leitura: Feliz por nada - M. Medeiros





Entre alguns livros que estavam na minha lista de leitura nas férias, comecei por um que nem na lista estava, mas brilhou na estante de meu escritório.
Ganhei da Karina, uma amiga querida e ficou ali, guardadinho entre outras coisas... confesso que passeio o olho em várias crônicas, mas não comecei do começo, até esta semana...
Martha Medeiros escreve com a alma. Gosto da forma como busca inspiração em coisas do cotidiano e se coloca de forma bem "interessante" sobre elas. Muitas vezes, seletiva, outras engraçada, mas sempre me pego penando sobre algumas palavras que leio dela.

Entre as crônicas, seleciono algumas passagens que me fizeram refletir...aliás, meu sonho, ainda guardao na gaveta e de escrever um livro infantil, por enquanto, me divirto e treino nesses relatos do blog, são importantes demais para mim, mesmo que nem tantas pessoas assim leiam! Faço por mim e para quem sabe, auxiliar alguém que passe por situações como a minha!
Gostei de pensar nessas crônicas...

Quando Deus aparece...
Deus me aparece nos livros...
Em parágrafos que não acredito que possam ter sido escritos por um ser mundano: foram escritos por um ser mais que humano.
... para mim, Deus aparece quando dirijo e me pego chorando, sinto sua presença ao meu lado, em meus lindos pensamentos, que, sem perceber, acabam agradecendo por tanto que recebo a cada dia...nesse TANTO, Deus está sempre aparecendo!

Do outro lado do balcão...
Lembrei que quando eu tinha a idade dela, eu adorava fingir que era uma secretária. Trancava a porta do quarto e passava a tarde na máquina de escrever, datilografando memorandos, fazendo listas, organizando fichas, enquanto fumava um lápis atrás do outro, neurótica com tanto trabalho.
[...]
Será que as crianças de hoje brincam de ser empresárias, industriais, presidentes, enfim, de ser patrões? Creio que poucas. Essa ambição se desenvolve mais tarde, quando começam a ser catequizadas pela importância de ganhar dinheiro, de ter poder, de se instalar no andar de cima da escala hierárquica. Antes de começar a se deixar influenciar pela ansiedade capitalista e pelo afã de fazer parte de uma elite, o que se quer mesmo é fazer parte da massa, é servir. Criança não é boba: sabe muito bem qual é o lado que se diverte mais.
... para mim, as brincadeiras eram dentro do guarda roupa, colocava etiquetas com preços em todas as roupas, também fazia fichas e fichas de clientes e somava e somava...depois veio a fase, dona de farmácia...a família inteira juntava caixas de remédios e cada sacolinha que chegava, era minha alegria! Também servi muito chá, benzia e adorava pentear os cabelos... que delícia ver as preferências da Carol, adoro um paninho, passa pelos móveis e até fica no chão esfregando...somos felizes por nada mesmo!!!

Carta ao Rafael...
[...]
Bem-vindo, Rafa. O mundo é legal, desde que a gente saiba lidar com suas contradições. Tem muita beleza e miséria, dias de sol e temporal, pessoas que dizem sim e que dizem não, e muitos gremistas e colorados infiltrados dentro da tua família. Mesmo assim, não pense que você vai ter opção. Não se deixe enganar pelas roupinhas azuis, essa não será sua cor preferida.
Desde que você saiu da barriga, está escutando votos de saúde e felicidade (mesmo que, por enquanto, tudo não passe de um barulho incompreensível e que você já esteja com saudade do silêncio uterino). Pois saiba que são votos clichês, mas os clichês são sábios: saúde e felicidade é tudo o que você precisa nessa vida. Só que tem que dar uma mãozinha.
Então, pratique esportes, se alimente bem e não fume: a saúde já estará 50% garantida, o resto é sorte. Quanto à felicidade, o jeito é tentar fazer boas escolhas. Como fazê-las? Ninguém sabe ao certo, mas ser íntegro e não se deixar levar por vaidades e preconceitos promove uma certa paz de espírito. Ser feliz não é muito difícil, basta não ficar obcecado com esse assunto e tratar de viver. Quem pensa demais, não vive.
[...]
Cada vez mais o dinheiro controla os desejos. É importante ganhá-lo, porque sem independência não somos donos de nós mesmos, mas para ganhá-lo você não precisa perder nada: nem escrúpulos, nem caráter, ou você estará se deixando comprar. Não se deixe controlar por ele. Pelo dinheiro, digo, porque pelos desejos você não só pode como deve se render. Mas não seja um heartbreaker profissional, a mulher da sua vida pode lhe escapar das mãos.
[...]
É assim mesmo, tudo misturado e barulhento. A saudade do silêncio uterino vai lhe surpreender muitas outras vezes. Busque esse silêncio dentro de você.
Então é isso, Rafa, seja corajoso e grato: nascer é um privilégio concedido a poucos, ainda que sejamos bilhões. Não desperdice a chance e esteja consciente de duas coisas: que sem alegria não vale a pena, e que Rafa é um apelido do qual você não escapa.

A Crônica acima foi uma das preferidas até o momento!
Estou na metade do livro, se tiver algo bacana para compartilhar, volto, mas, a leitura está bem prazerosa!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...