Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

10.6.13

Querendo construir pontes ou muros?




Construo uma ponte, mudando de pensamentos e de atitudes, me libertando dos medos enraizados no passado por alguma experiência que tenha me feito sofrer. Não padronizando e nem comparando em minha forma de pensar, o comportamento das outras pessoas que querem se aproximar de mim, com algo ou alguém que me tenha feito algum mal no passado ou que não tenha correspondido às minhas excessivas expectativas.
Construo uma ponte, quando antes de conhecer melhor o intimo de alguém eu não julgue pelo que ele faz, fala, deixa de falar ou de fazer.
Construo uma ponte, quando eu me aproximo de outra pessoa, sem uma intenção clara em mim de que ela me deve alguma coisa, seja corresponder um sentimento, um respeito, uma explicação, uma razão para se aproximar de mim.
Construo uma ponte quando não quero impor meu individualismo e meu ego ao outro.
Construo uma ponte, quando abro meus braços para abraçar ao outro sem que ele seja “obrigado” a me abraçar também.
Construo uma ponte, quando eu me permito ficar em silêncio apenas para ouvir ao outro, mesmo quando ele quer ficar em completo silêncio e eu me permitir apenas ouvir o seu silêncio, sem preconceber nenhum juízo sobre aquilo que não sei do outro nem sobre o que se passa em sua alma.
Essa ponte parece bem difícil de ser construída!?
É!
E quem disse que seria fácil? Quem disse que era necessário apenas abrir o velho armário das minhas emoções ultrapassadas e jogá-las fora e livrar o espaço para novas emoções?
Quando muitas vezes estou tão agarrado ao meu velho hábito, aos meus velhos conceitos e valores ultrapassados?
Eu só vou conseguir construir uma ponte de verdade em direção ao outro, quando realmente me conscientizar de que se fui vítima no passado. Isso não quer dizer que serei novamente hoje.
Mas, como realmente é muito mais difícil construir pontes do que muros. Hoje tantas pessoas vivem isoladas no meio da multidão.
Resta pensar sobre uma última questão.
Será que eu quero construir essa ponte?
Só há uma resposta. Se eu quiser me aproximar de alguém de verdade, conquistar sua alma, eu é que tenho que construir a Ponte. Nunca ficar esperando pelo outro. Por que outro irá correr o risco de chegar e dar de cara num alto muro que ergui em mim mesmo.
(Sigmar Sabin)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...