Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

4.3.13

Desabafo: Sensacionalismo barato!

 
 
Antigamente, pelo menos é o que espero, as famílias tinham um triste costume de dizer certas coisas para as crianças: " Se for até lá o homem do saco lhe pega!" "Se fizer isso outra vez, os anjinhos ficarão tristes"... "Não faça isso outras vez, Nossa Senhora vai chorar!"....
Faço parte do termo antigamente, mas Graças a Deus tive pais lúcidos e sábios que optavam por conversas, muitas vezes longas, muitas vezes curtas... não sei qual temia mais e, o sensacionalismo, as ameaças, ficavam de fora!
Nunca temi homem do saco, saci pererê etc...pelo menos não na infância!
Durante um certo período, por inseguranças particulares ou grande necessidade de me assumir diante dos outros, passei, depois de "grande", a ficar com medo do homem do saco.
Algumas pessoas precisam viver fazendo ameaças para conseguir aquilo que querem. Sensacionalismo barato! Ou falta de competência!?
Nunca fui fã de atitudes intensas demais. É comum ficar impressionada ao perceber como há mentira e como há verdade nas palavras que ouço. E o quanto de cada há!
Vivo feliz e faço tudo que faço com muito amor. Creio que por isso, tento não errar na medida. Sempre que aposto demais em algo, positiva ou negativamente, fujo do equilíbrio!
Vou relatar alguns fatos para ilustrar o caso do homem do saco na vida adulta!
A intensidade é que dita o tamanho do homem e, consequentemente, o tamanho do medo! Mas, na verdade é puro sensacionalismo....
Certo fato ocorre ao ser relatado pode mudar completamente... tudo depende da pessoa e da forma que o conta... ou seja, a pessoa determina a forma e, com isso, coloca sensacionalismo barato. Como por exemplo uma viagem ou a compra de um vestido... " Nossssaaaaaaa, você perdeu, a festa estava maravilhosa..." enche de detalhes que minha falta de paciência não permite que escreva... fala de tudo que existia, desde a cor das flores, roupas e situações...esse relato não tem fim...seria interessantíssmo se não fosse o sensacionalismo. O objetivo de todo esse relato é te fazer se sentir menor, menos interessante e importante, que você fique se culpando por não ter ido, por não fazer parte de situações especiais...não caia nessa...muitas vezes a pessoa que foi à festa precisa contar e se sentir maior por isso...e não vc menor! Sensacionalismo positivo cansa...
Outras vezes, mais frequentes, creio eu... ouço direta ou indiretamente cobranças indevidas, que me deixam fora de mim! A parte de ameçar e colocar medo exagerado em situações simples, me deixa fora do eixo.
"Você fez do jeito que eu falei, porque se não fez pode ser que aconteça isso, e aquilo e daí alguém vai reclamar e depois isso e aquilo!" ... " Nosssaaaaaa muita gente reclamou disso que está acontecendo, será que é assim mesmo, você deve revisar porque se mais gente falar, não sei bem o que pode acontecer....." Sensacionalismo negativo...ameaças... muitas vezes falta de competência.
Dos pais, na infância, dos amigos, quando chateados e não querem falar, ficam fazendo jogos misteriosos de "estou com essa cara tente imaginar pq?" de pessoas  que se acostumaram a mandar recados, de colegas de trabalho que tentam chamar sua atenção e dar uma boa orientação...mas falta oq, para todos esses? Competência de se fazer verdade!
Quando uma pessoa não fala com o coração, não usa de verdade em seus relatos... normalmente acaba falando sozinha, perde as rédeas da situação e da própria vida e, consequentemente fica amargurada, triste...para não viver sozinha, quer fazer com que outros sintam-se da mesma forma, apelam para o sensacionalismo barato!
Me libertei, faz tempo, do homem do saco... não fico mais preocupada com essa falação, mas, me permito setir pena de quem o faz, e nem percebe.. pior ainda, nem percebe, que outros percebem!
A competência nos ensina que agir corretamente é agir de forma justa... ninguém teme o que não conhece para sempre, ninguém  age, para sempre, em troca de ameaças...isso não é relacionamento!
Sugiro que a medida das coisas seja equilibrada, nem de mais, nem de menos! Sugiro que tentamos conseguir o que acreditamos de forma honesta, sem ameaçar, porque mesmo entre adultos, ainda existe muita gente, que tenta tratar os outros como criança!
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...