Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

4.4.11

Proativo ou reativo?

Não pude deixar de compartilhar ideias tão claras e verdadeiras. No ambiente de trabalho é muito fácil localizar atitudes proativas e reativas, existem pessoas que poderiam receber esse título, pois vivem "agindo" ou pensando no pessimismo e no ato de ser vítima. Existem, por outro lado,  pessoas que servem de exemplo, são destinadas, têm bom bumor e conseguem sempre parar, respirar e pensar em possibilidades meio à confusão. Penso que isso é um dom, a pessoa o desenvolve ou não ao longo da vida e das dificuldades que enfrenta, enquanto  as reativas, diante um obstáculo, preferem reclamar, colocar a culpa em outras pessoas e distribuir olhares e gritos cheios de infelicidade e amargura, as proativas, respiram, assumem responsabilidades e sabem ouvir gritos e cobranças com certa indignação, mas respeito, já que conseguem perceber a dificuldade do outro em lidar com seus problemas...



"Pessoas Proativas e Pessoas Reativas, nesse caso, como estamos no Leonismo, subentendam Pessoas como Companheiros-Leão.
Por definição:
Proativas são aquelas pessoas que não se baseiam na reação a algo, mas tomam a iniciativa da ação, agem antecipadamente;
Reativas são aquelas que estabelecem reaçãoreação;
Para esclarecer melhor, uma série de comparações podem nos ajudar a melhorar nossas vidas. Veja-as abaixo:
Pessoas reativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito;
Pessoas proativas influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstâncias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atende a muitos.
Quando um proativo comete um erro, diz, equivoquei-me e aprende a lição;
Já o reativo diz “a culpa não foi minha” e responsabiliza terceiros;
Um proativo sabe que a adversidade é o melhor dos mestres enquanto o reativo sente-se vítima perante ela;
Um proativo sabe que o resultado das coisas depende de si. Já um reativo acha-se perseguido pelo azar;
Um proativo trabalha muito e arranja sempre tempo para si; Um reativo está sempre muito ocupado e não tempo sequer para os seus;
Um proativo enfrenta os desafios um a um;
Um reativo contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los;
Um proativo compromete-se e dá sua palavra e cumpre. Já um reativo faz promessas, quando falha, só sabe se justificar;
Um proativo diz sou bom, mas vou ser melhor ainda;
Um reativo diz não sou tão mal assim e há muitos piores do que eu;
Um proativo ouve, compreende e responde;
Um reativo não espera que chegue sua vez de falar;
Um proativo respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles;
Um reativo resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus propósitos;
Um proativo sente-se responsável por algo mais do que seu trabalho;
Um reativo não se compromete nunca e diz sempre: ”faço meu trabalho e é o quanto basta”;
Um proativo diz “deve haver uma melhor forma de fazer”;
Um reativo diz: “sempre fazemos assim, não há outra maneira”;
Um proativo é parte da solução;
Um reativo é parte do problema;
Um proativo consegue “ver a parede na sua totalidade”;
Um reativo se fixa “no azulejo que lhe cabe colocar”;
Confesso a vocês que ao escrever as comparações deparei-me com várias das minhas atitudes proativas e reativas,levando-me a refletir que há muito a ser aperfeiçoado e sei que esta matéria deposito mais uma sementinha na linha do saber.
O mais importante é que todos nós façamos uma reflexão e guardemos os ensinamentos que conseguimos captar, e os apliquemos quando a oportunidade passar diante de nós."
CL Luiz Carlos de Oliveira
Presidente AL 2010/2011
DM Aída de Oliveira
Braço Direito do Presidente

Triste pensar que pessoas são reativas para a vida, não só no ambiente de trabalho. Vivem querendo culpar os outros pelos problemas que têm, pelas doenças, culpam pais, amigos, Deus, por tudo que ocorre, são tão egoístas e insanas que acham que tudo gira ao seu redor, que todos devem satisfazer seus desejos e que tudo que possuem precisa ser melhor que os demais, permanecem infelizes...oh dó!
Bem, na verdade serei cruel, não tenho dó, tenho certa raiva, me incomoda gente pessimista, fofoqueira e curiosa, que quer saber do outro não pela virtude da generosidade, mas pelo prazer da fofoquice, para que saber se vai ganhar mais no novo emprego? Se o casamento vai dar certo? Precisam ouvir explicações que justifiquem você ajudar uma pessoa, tem coisas que não se explica, se faz porque se acredita, por ser proativa, por notar a necessidade, e fazer...simples! Que muda na vida de alguém saber se o outro dormiu na sala, no quarto, ou sei lá onde...eu fico feliz qdo consigo dormir...ai como é bom!
Simplicidade passa longe de pessoas reativas, elas são complexas e complicadas, não compreendem seu prórpio desejo, seu coração, vivem na mentira, contam tanta lorota que quando percebem, nem sabem mais por onde trilhar...
Melhor mesmo é continuar ouvindo, algumas vezes, confesso tenho um ouvido reativo, que deixa entrar e sair, sem absorver palavra qualquer, não quero saber disso, de gente com coração amargo, faltou palmada qdo pequeno ou amor, que é pior! Muitas vezes, mesmo sem querer, precisamos ter atitudes reativas, senão o mundo não gira, não transforma e sempre os mesmos estarão com a mão na massa, como li de uma amiga, melhor agir com demência as vezes. Hoje me permito dizer não ( ainda não tanto quanto desejo) mas consigo ouvir cobranças, mesmo sabendo que não são para mim, sem mover um músculo...e continuo  dançando, cantando, lavando, cozinhando ( alguns em banho-maria_, quando acho que devo, quando tenho vontade) pq essa sou eu.


Um comentário:

Eneida disse...

Excelente.....
Acredito que somos todos um pouco de cada jeito. Porém, vale sempre lembrar que devemos estar atentos para o nosso bem estar.
E quem quer realmente nosso bem (que vc concorda comigo que é quem de verdade interessa), entenderá imediatamente nossa mudança de rumo e ficará torcendo para que sejamos felizes.
Beijinhos e uma feliz semana!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...