Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

15.9.10

Mas os meus cabelos...

Mulheres adoram falar, olhar, cobiçar, mexer... enfim, fazem de tudo nos cabelos!
As vezes pintam, cortam, alisam, esticam, enrolam... nossa, tanta coisa que é possível fazer com nossos cabelos, nos deixando mais lindas. Porém, se não cuidar bem, ele cai, quebra, fica sem brilho... isso, todo mundo também sabe.
Resolvi compartilhar algumas dicas que recebi sobre esse assunto, ainda mais com o verão chegando, uma estação que "acaba" com nossos lindos cabelinhos.



* Usar xampu antirresíduo a cada 15 dias, ajuda a eliminar, os resíduos, lógico, que gel, pomada e cremes para pentear deixam nos fios, criando uma camada que impede a absorção de nutrientes e a oxigenação;
* A escolha do condicionador deve ser feita a partir do grau de danos que seu cabelo possui. Quanto mais seco, maior deve ser a formulação;
*O uso de mácaras, uma vez por semana, ajuda a restaurar a estrutura dos fios. Escolha um creme de boa qualidade e acrescente ampolas ex: babosa (força) queratina (restaura, dá brilho, hidrata e fortifica) complexoB ( favorece o crescimento, inibi o envelhecimento dos fios e a queda) óleo de silicone( portege contra resíduos, contra o tempo e não danificam os fios) aplique no cabelo e deixe agir por uns 20 minutos. Enxágue com água fria, ou morna, se preferir a segunda opção, dê a última passada de água com a fria;
* no verão, na praia ou piscina, não abra mão do chapéu e de produtos com filtro UV, eles formam uma película de proteção contra os raios, o cloro e os resíduos da água do mar;

Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em consequência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.

Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática



Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os. Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em consequência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.



Exposição solar
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.








Dicas para o cuidado diário
1)Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
2)Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
3)Enxágue bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
4)Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
5)Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
6)Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
7)Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
8)Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
9)A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.



Escolher os alimentos certos pode ajudar a manter os cabelos saudáveis.
Coloque os itens desta lista na sua alimentação diária e garanta um cabelo bonito, saudável e mais brilhante:
Vegetais com folhas escuras, fígado e gema de ovo, ricos em ferro, que influencia o crescimento dos fios;
Gorduras insaturadas, como azeite de oliva, para o bom funcionamento das glândulas sebáceas, que garantem a lubrificação;
Vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo;
Vitamina A (encontrada em fígado, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego), que fortalece;
Vitamina C (obtidas em frutas cítricas, tomate) para melhorar a irrigação sanguínea e estimular o crescimento dos fios.
Germe de trigo, uma colher (sopa) por dia é um santo remédio para dar força e brilho aos fios.
Compartilhe dicas que você conhece sobre a saúde dos cabelos, adoramos novas ideias para melhorar nosso visual...
Não esqueça, programe um tempinho para cuidar de você, da sua saúde, beleza e bem estar. Tenho certeza que seu corpo e sua alma agradecerão e você perceberá as mudanças!

2 comentários:

jacques disse...

Cabelos frágeis
Não sei se você sabe, mas existem os produtos da linha Ecrinal da França, especializada no tratamento dos cabelos fragilizados e deteriorados através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos. E bastante interessante.
O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .
Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )
A Época Cosméticos no Rio, Farmácia Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,... )

Espero ter contribuído de alguma forma

queda de cabelo disse...

Thank you for your daily tips, truly these are helpful enough to maintain the integrity of our hair.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...