Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

17.12.10

Tempo de travessia...

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos..."

Fernando Pessoa


Com o ano chegando ao fim, é tempo de olhar para trás e pensar naquela listinha de coisas que fizemos como metas para 2010 e que, já em janeiro ou fevereiro alguns item foram abandonados. Hoje parei para ler a minha, outra coisa que herdei da infância, essa história de fazer planos...as vezes penso que não deveríamos ensinar isso para as crianças, tadinhas, ficam esperando, sonhando...e depois, muitas vezes, sofrem!
Mas depois, reavalio, quanta coisa aprendo com essas reavaliações. Embora tenha pessoas que acham esse privilégio, de revisar, voltar atrás, não me pertença. Faço isso a cada dia, mas se já foi feito, tá feito! A palavra dita, não volta, então o negócio e tentar fazer diferente dali em diante. 
Sonhar ter desejos e planos são as melhores coisas que podemos ensinar. Imagine se passássemos para frente a ideia de que nada muda, sofre transformação, nada pode ser feito diferente... para que viver?
Fazia sim cartinhas para o Papai Noel, ia dormir rezando para que ele não esquecesse de passar na minha casa, dobrava aquela cartinha e colocava dentro de uma botinha de argila, que tinha feito na escola. Essa botinha até hoje fica lá, embaixo da árvore da minha mãe, mas não escrevo mais cartinhas... não lá, no papel, para todo mundo ver, mas dentro de mim. Listo cada item que desejo que Papei Noel traga, cada desejo, cada pedido...e, na minha listinha de fim de ano, acabo de ver, que muitos desejos foram alcançados. Talvez não todos, fraquejei e cai na tentação, mas aqueles que eu mais queria, do fundo do meu coração, chegaram!
Ponho-me a pensar na próxima lista... para 2011 tenho tantos planos. Um deles é não me preocupar tanto com o julgamento que fazem, fizeram ou possam fazer de mim... esse negócio de combinar sapato com cinto, já deixei de lado depois de uns  anos de terapia. Mas, sempre tive essa necessidade de "agradar". Não que fizesse ou tomasse decisões pensando nisso, mas sempre quis que todos ao meu redor estivessem bem, sorrindo, felizes...de repente achava que os problemas que tinham, que a noite mal dormida, que a briga em casa, tudo poderia ser minha culpa...me livrei disso! Mas, ainda desejo menos, menos peso que euzinha mesma coloco em minhas costas...
Quero viver uma vida mais "egocêntrica" mais leve e sem complicações.
Ainda ontem em uma conversinha gostosa... aprendi algo novo e é meta para 2011. Chega de sair por ai, respondendo as dúvidas, dando opinião e falando o que eu acho...as pessoas conseguem também reavaliar suas posturas sozinhas, e muitas preferem ficar com a roupa usada, que já está com o formato do corpo mesmo, com o sapato que já não aperta, um novo vai fazer calo, para quê?
Vou contiuar aqui, mas daqui para frente, vamos combinar antes? Tem certeza que você quer ouvir o que me perguntou? Sem cara feia? Sem ficar brava? Porque pode ser que te magoe, mas uma coisa te ofereço, minha sinceridade. Você quer? Será que está preparada? Passar a mão na cabeça e jogar confete não fazem parte das minhas atitudes com pessoas queridas...mas sinceridade, sempre!

Aproveite a sexta-feira!



Um comentário:

Maria Helena Mueller - Lelê disse...

Valeu querida Ju!!! Estou precisando mesmo um pouco de insentivo pra voltar a sonhar... ter esperanças... Antes que acabe 2010, vou MESMO fazer minha listinha para 2011!!! Percebi, que só sonhando é que poderemos realizar!!! Obrigada! Vou reaprender a sonhar!!! Bjs em teu coração!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...