Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

18.10.10

Os benefícios da água



Melhore sua vida, sua saúde, beba mais água!
Fundamental para a vida, a água também ajuda a perder peso, rejuvenesce a pele, melhora o pique e muito mais.
Lendo a Boa Forma deste mês, adorei a reportagem sobre água e resolvi compartilhar algumas informações com vocês.
Aprendi desde cedo que água é poderosa, principalemente para evitar pedras nos rins. Bem, não aprendi tão cedo porque sofri com algumas pedrinhas, mas hoje elas não me pegam mais.
O correto é mesmo carregar uma garrafinha de água por todo lugar e ir bebendo. Agora ainda, com o início do verão, as temperaturas aumentam e precisamos repor o líquido que nosso corpo elimina através da transpiração.
Cada célula do nosso corpo precisa de suas moléculas de água para funcionar. Podemos passar um mês sem comida, mas não sobrevivemos três dias sem água.
Bem, na reportagem existe uma afirmação; "água ajuda a emagrecer".  Ela dá saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago cheio, principalmente se for ingerida de 30 a 40 minutos antes das refeições. O cérebro "pensa" que o líquido é alimento e pára de pedir comida. Sem contar que o líquido participa de um processo químico que leva à queima de gordura e à eliminação do excesso de sódio, responsável pela retenção líquida. Especialistas afirmam que a quantidade de água a ser ingerida antes das refeições não devem ultrapassar um copo. Embora pesquisas motraram que quantidades bem maiores foram usadas, o mesmo só diz respeito às pessoas obesas, que possuem estômago mais dilatado.
O ideal é o consumo de 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos. Lembrando que devemos evitar líquido durante as refeições. Ele anula os ácidos enzimáticos que auxiliam a digestão e ainda provoca gases.
Uma das dicas mais interessantes é sobre beber um copão de água por vez, ao invés de dar pequenos golinhos (não sabia disso). "Ingerir um copão de água de uma vez dilui rapidamnete o plasma, que é a parte líquida do sangue, e faz os rins expelirem esse volume todo. Beber gole por gole, ao contrário, não leva a um esvaziamento tão veloz da bexiga. O líquido vai preenchendo as células e faz inchar."
O desânimo, a fraqueza, aquela dor de cabeça no fim do dia, a dificuldade de concentração, podem ser causados por falta de água no organismo. Ela participa de todas as reações químicas e metabólicas do nosso corpo, além de refrigerá-lo e auxiliar no controle da temperatura, contudo, o pior negócio é sentir a boca seca e só então procurar um líquido. Faça da água sua principal companheira.

Você sabia?
-Tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?
-2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
-1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
-1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
-1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.
- Quanto mais clara estiver sua urina, mais hidratado você está.



Existem alimentos que são compostos de 80% a 95% de água:
- Melancia
- Melão
- Pera
- Pepino
- Salsão
- Tomate
- Aipo
- Cenoura

O ideal segundo a nutricionista Daniela Jobst, é consumi-los de 3 a 4 vezes por dia, de preferância crus. O iogurte e o leite (desnatado) também possuem grande quantidade de água, porém, nenhum alimento substitui a água como hidratante.

Especialista que deu a entrevista: Lenilto Marques de Araújo Jr, endocrinologista com especialidade em medicina e medicina anti-idade de São Paulo.
Dados - Revista Boa Forma - outubro de 2010 - por Thais Cavalheiro

Um comentário:

Karina Bottura disse...

Muito boa dica Jú! Adorei! As vezes esquecemos da importância da água e substituímos por outras coisas.... Beijo

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