Hoje realizei uma receita nova. Resolvi acrescentar quinoa na refogado de abobrinha e não é que ficou bom!
2 abobrinhas
2 gominhos de linguiça calabresa
1 pedaço de bacon
1/2 celoba picada
2 dentes de alho
azeite, sal e pimenta
3 colheres de sopa de quinoa em flocos
Muito simples...
Refogue a abobrinha como na receita da bruscheta. Na hora que a água secar, acrescente a quinoa e mexa bem. Fica delicoso e saudável!
A quinoa, mesmo não sendo tão conhecida no Brasil, aos poucos começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3.
A quinoa possui também vitaminas C e E, embora em menores quantidades. Grão originário da Bolívia, a quinoa tem alto poder nutritivo, e além da grande quantidade de vitaminas e minerais, é bastante rica em fibras.
O consumo da quinoa é mais difundido na forma de grãos, podendo ser utilizada no preparo de pães, pudins, mingaus, massas para biscoitos ou panquecas, ou da forma que melhor agradar ao paladar do consumidor. É possível também cozinhar o grão e usá-lo na salada, ou em sopas ou junto com o arroz. No entanto, também as folhas podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.
Base da alimentação no império Inca, a quinoa ficou conhecida como grão sagrado. Outros benefícios do consumo desse cereal (que pode ser encontrado também na forma de flocos e farinha), são a prevenção de doenças como câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos. Ajuda, ainda, a melhorar a imunidade e a memória e a recuperar os tecidos.
Consumida há 10 mil anos pelos povos indígenas, a quinoa foi redescoberta pelos povos andinos e tem a Bolívia como o seu maior produtor mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário