Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

5.7.14

Diário da Miss Mamãe: Estimulando talentos

Com uma criança em casa, a criatividade deve ser muito grande, além do tempo e da  disposição.
Tudo bem, muitos pais ficam fora o dia todo, mas existem as noites, os finais de semana, as férias...e, para quem a gente ama, sempre tem um tempo!
Sou a favor de estimular as crianças dentro de suas habilidades. Não acho fundamental que ande antes da hora, que pule etapas ou que saiba soletrar seu nome para mostrar para os outros, sou educadora, vivo da educação, mas não faço da Carol uma cobaia, apenas ajo com amor e respeito suas vontades, assim como a incentivo a olhar para as minhas também!
Tenho meu momento de banho, de ver novela ou filme, de cuidar da casa e ela preciso aos poucos saber que dá para brincar sozinha...pelo menos por meia horinha, não vamos agir como loucas e querer que uma criança se divirta sozinha a tarde toda, é entediante!
Algo fundamental é deixar os brinquedos organizados no chão, em caixas ou baús que a própria criança possa fazer suas escolhas, pegar e guardar sem necessitar dos pais o tempo todo, livros também podem ser acomodados dessa maneira, aliás, livros devem sempre estar a mostra e ao alcance das mãos.
Lápis, canetas e giz, assim como massinha, materiais indispensáveis para quem criança em casa, podem ser organizados em potinhos e latinhas, contudo mais para o alto, pelo menos para aqueles que ainda são pequenos, menores de 3 anos ou costumam colocar objetos na boca, contudo, assim que tais materiais forem conhecidos pelos pequenos, também podem ficar dispostos em cima de mesinhas plásticas, assim é como deixo aqui em casa. As mesas e cadeiras próprias para crianças são ótimas, leves e servem de apoio nas brincadeiras e na hora das refeiçoes.
Outra dica é usar tapetes de EVA, deixam o ambiente menos frio e são fáceis de limpar, assim como as mesas...
Gosto muito de folhas em branco de diversos tamanhos e também imprimo ou compro livrinhos com desenhos para colorir, eles são ótimos para estimular a criatividade. Durante uma brincadeira de coloris você fala do nome das dores, das formas e nomeia muitos objetos, ensinar a fazer bolinhas, chuva e ondinhas  trabalham com a coordenação e é muito prazeroso quando feito entre pais e filhos. Acostume-se a fotografar e guardar as "obras de arte" a cada dois ou três meses, é incrível ver a evolução do traçado e das formas. Espalhar pelo quarto como decoração também é interessante, assim a criança vê o que produz, mostra para as visitas e sente-se pertencente ao ambiente...isso é plantar amor!
Cuide para ter espessuras diferentes de materiais, giz mais fino, mais grosso, assim como pontas de diferentes tamanhos.. elas ensinam a criança a pegar de forma diferente nos materiais e observar que pode variar nas formas de acordo com o peso de cada um!
A tinta também é incrível para trabalhar com crianças, ainda mais se ela não tiver o hábito de sujar as mãos ou os pés. Colar cartolinas pelas janelas e ensinar a usar pincel, dedos, cores diferentes é delicioso.
Nossa casa é repleta de diferentes materiais, brincar com potinhos plásticos, perceber o diferente som das tampas da panela, do pacote de miojo, usar caixas como carrinhos e casinhas, almofadas e cobertores para montar túneis, esses são os melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos, ensiná-los a ver o mundo com outros olhos, criar, ser feliz... tudo isso pode ser feito em família e assim com certeza plantaremos sementes raras na infância de nosso pequenos. É dessa maneira simples que se criam novos caminhos cerebrais, que as coisas se ligam, ampliam e se multiplicam... certas situações só são aprendidas se experimentadas e, se tivermos cuidado, ensinaremos nossos filhos a importância de abrir os olhos diariamente às oportunidades...






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...