Sempre ouvimos que “errar é humano”, mas será que precisamos toda vez, aceitar esse erro? Na maioria das vezes, “errar é humano” é usado praticamente como uma desculpa para justificar algo que tenha ocorrido sem que se tivesse avaliado profundamente os motivos que geraram o mesmo.
Na minha opinião, temos uma tendência a justificar os erros ao invés de abordá-los e tentarmos resolvê-los. É mais simples e rápido acharmos um culpado e nos contentarmos com isso, ainda que a solução do problema resida numa análise simples que poderia evitar o erro por definitivo.
Deus nos deu a dádiva de sermos compreensivos, racionais e inteligentes para assumirmos que erramos ou pensarmos antes de agir. Assim, antes de qualquer atitude ou palavra dita, devemos parar, respirar, refletir e analisar todo o contexto. Precisamos compreender o que estamos fazendo, quais consequências teremos e a quem atingiremos.
Se mesmo assim errarmos, o que fazer? Encontrar o erro e saber nomeá-lo talvez seja a primeira coisa, pensar positivo, tirar uma grande lição... pode ser. Se errar é humano, sabê-lo e assumi-lo é o que nos resgata do mais tosco provincianismo.
Ninguém é perfeito que nunca tenha errado na vida, mas ninguém é obrigado a aceitar o seu erro. Quando agimos ,colocamos muitas coisas em jogo e precisamos estar conscientes que toda ação tem uma reação e nem sempre podemos fazer o que queremos achando que tudo continuará igual.
Cometer erros é inerente ao ser humano, mas isso não significa que devemos tolerar e conviver com os mesmos.
Recebi esse texto outro dia de uma Miss Seguidora, Thaís. Gostei muito e não pude deixar de colocar aqui. Como pensamos sobre os erros, nossos e dos outros e como nossa vida pode tomar rumos diferentes depois de uma atitude errada, ou de assumir um erro...ufa...bem reflexivo não?
2 comentários:
dizer "errar é humano", muitas vezes é camuflar a preguiça! A preguiça de identificar o erro, de abordá-lo (conforme foi dito no texto), de se questionar, de corrigir... repetir "errar é humano" sempre é sinal de comodidade ou até mesmo de falta de humildade e coragem em assumir o erro e dizer "Desculpe eu errei"! Pois é mais fácil dizer isso do que ir em busca da resolução do erro e encarar as pessoas e pedir desculpas. Aliás Jú... "Desculpas" seria um tema bem legal de ser abordado aqui no blog. Como é difícil dizer essa palavrinha, né!? Mas temos que aprender e sempre dizê-la. Na vida, com os amigos, pais, familiares... no casamento...
Abraço e boa semana
Ká - http://melhor-davida.blogspot.com/
Ah, que legal!!! So hoje vi "meu" pequeno texto aqui! Adorei, mto legal ter um pedacinho meu aqui nesse lugar tao especial!! bjocas Thais
Postar um comentário