Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

25.11.10

Maçã do topo

"Mulheres são como maçãs em árvores.
As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir.
Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, eles estão errados...
Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore."
Machado de Assis



Sempre que lia esse texto gostava muito, não que não goste mais, porém, hoje o li diferente. Me bateu aquele pensamento feminista, que coisa é essa de ficar no topo esperando um homem qualquer vir me pegar!?
Analisando a beleza do texto de Machado, quem sou eu para criticar, creio mesmo que a maçã do topo tem seu valor, porque sabe seu valor. Hoje em dia, e creio que na época de Machado também, porque mulher é um bichinho de lua, as mulheres muitas vezes não se valorizam/ valorizavam. Fico pensando no que vemos na tv ou no elevador, no supermercado, muitas mulheres vulgares, com boca suja, falta de educação, por mais lindas e loiras que sejam, não atraem olhares, nem masculinos, de desejo, nem femininos, de respeito.
Uma menina deve ser educada, desde pequena a saber se comportar, falar, ouvir e muitas vezes calar, não é tudo que se pode falar nem em qualquer lugar, isso, já disse, vem de berço, só uma boa mãe pode ensinar, porque faz pelo exemplo.
Pensando por esse lado, as maçãs melhores, estão no topo mesmo, não ficam penduradas, se balançando por qualquer ventinho...
Mas, penso também que uma boa maçã, é aquela que cuida de sua vida, com ou sem homem. Que batalha, trabalha, faz suas coisas, tem seus compromissos, isso faz com que ela, além de ficar no topo, brilhe, fique madurinha e bem vermelha...
Também já ouvi histórias, e aposto que você também, de mulheres que buscam alguém para se encostar, fixam no material, no poder; a ambição, que deixa os olhos brilhando...um brilho fosco, sem vida. Não posso julgá-las, cada um escolhe o caminho que quer trilhar, mas não troco minha liberdade, o prazer que tenho em conseguir minhas coisas com luta, garra e muito sorriso, porque adoro o que faço e mereço o que tenho.
Bem, fica a minha opinião, acho o texto ainda, lindo, mas... em tempos modernos, ficar no topo, sentada esperando, é para algumas maçãs fracas... e quem espera muito pode passar do ponto, ser colhida de última hora e morrer na fruteira!

Um comentário:

Unknown disse...

profundo isso Jú! Adorei! beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...