Gostei muito da matéria da Revista Boa Forma deste mês falando sobre a relação entre intestino e emoções. Após ler todas as informações compreendi melhor minhas "dores de barriga" e mais uma vez, os benefícios que acupuntura e a terapia me trouxeram, hoje lido melhor com essa parte do meu corpo.
"O intestino é temperamental. Com 9 metros de comprimento, esse órgão, encarregado de absorver nutrientes e água, é a região do corpo que mais sofre a influência das emoções. O sexo feminino é três vezes mais suscetível à prisão de ventre que o masculino, tem uma explicação, as mulheres tendem a engolir suas emoções, que implodem em vez de explodir."
Lendo a Boa Forma deste mês, me dei conta de um mal que me acompanha por muitos anos, e descobri coisinhas novas sobre ele.
O intestino tem seu próprio Sistema Nervoso autônomo, com mais de 100 milhões de neurônios circulando por ali. Tais células são responsáveis pela coordenação de todas as funções digestivas. Assim como no cérebro, essas células liberam neurotransmissores, capazes de fazer a comunicção entre as células nervosas. É o caso da serotonina, 95% dela é estimulada pela fricção das fibras alimentares nas paredes da cavidade abdominal.
Enfim, esses dois sistemas nervosos conversam entre si ( o central - cérebro e medula e o entérico - intestinal) Isso carcteriza aquele incômodo na barriga antes de algo importante, aquele medo associado a uma preocupação que dá o mesmo sintoma... A ansiedade gerada, se reflete no intestino, que tanto pode travar como desandar, isso porque esse sentimento altera a produção de serotonina e desorganiza tudo.
Suas emoções estão diretamente ligadas com o funcionamento de seu intestino. Há quem tenha mais ou menos recursos psíquicos para lidar com situações dífíceis. Buscar ajuda sempre que necessário pode evitar futuros problemas. Um problema compartilhado é um problema dividido ao meio. Isso pode ajudar a encararmos melhor nossos conflitos, que aparecem diariamente.
Sugestões:
1- Comer alimentos ricos em fibras;
2- Beber muita água;
3- Apostar no azeite de oliva;
4- Para maiores males, tentar a acupuntura.
Não devemos fazer:
1- Tomar laxantes - sem indicação médica, alguns podem até lesar o revestimento interno do intestino
2- Adiar a ida ao banheiro
3- Comer carne vermelhas todos os dias
Fonte: Boa Forma - janeiro 2011 - págs 92 até 94
Nenhum comentário:
Postar um comentário