Não pude deixar de compartilhar ideias tão claras e verdadeiras. No ambiente de trabalho é muito fácil localizar atitudes proativas e reativas, existem pessoas que poderiam receber esse título, pois vivem "agindo" ou pensando no pessimismo e no ato de ser vítima. Existem, por outro lado, pessoas que servem de exemplo, são destinadas, têm bom bumor e conseguem sempre parar, respirar e pensar em possibilidades meio à confusão. Penso que isso é um dom, a pessoa o desenvolve ou não ao longo da vida e das dificuldades que enfrenta, enquanto as reativas, diante um obstáculo, preferem reclamar, colocar a culpa em outras pessoas e distribuir olhares e gritos cheios de infelicidade e amargura, as proativas, respiram, assumem responsabilidades e sabem ouvir gritos e cobranças com certa indignação, mas respeito, já que conseguem perceber a dificuldade do outro em lidar com seus problemas...
"Pessoas Proativas e Pessoas Reativas, nesse caso, como estamos no Leonismo, subentendam Pessoas como Companheiros-Leão.
Por definição:
Proativas são aquelas pessoas que não se baseiam na reação a algo, mas tomam a iniciativa da ação, agem antecipadamente;
Reativas são aquelas que estabelecem reaçãoreação;
Para esclarecer melhor, uma série de comparações podem nos ajudar a melhorar nossas vidas. Veja-as abaixo:
Pessoas reativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito;
Pessoas proativas influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstâncias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atende a muitos.
Quando um proativo comete um erro, diz, equivoquei-me e aprende a lição;
Já o reativo diz “a culpa não foi minha” e responsabiliza terceiros;
Um proativo sabe que a adversidade é o melhor dos mestres enquanto o reativo sente-se vítima perante ela;
Um proativo sabe que o resultado das coisas depende de si. Já um reativo acha-se perseguido pelo azar;
Um proativo trabalha muito e arranja sempre tempo para si; Um reativo está sempre muito ocupado e não tempo sequer para os seus;
Um proativo enfrenta os desafios um a um;
Um reativo contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los;
Um proativo compromete-se e dá sua palavra e cumpre. Já um reativo faz promessas, quando falha, só sabe se justificar;
Um proativo diz sou bom, mas vou ser melhor ainda;
Um reativo diz não sou tão mal assim e há muitos piores do que eu;
Um proativo ouve, compreende e responde;
Um reativo não espera que chegue sua vez de falar;
Um proativo respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles;
Um reativo resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus propósitos;
Um proativo sente-se responsável por algo mais do que seu trabalho;
Um reativo não se compromete nunca e diz sempre: ”faço meu trabalho e é o quanto basta”;
Um proativo diz “deve haver uma melhor forma de fazer”;
Um reativo diz: “sempre fazemos assim, não há outra maneira”;
Um proativo é parte da solução;
Um reativo é parte do problema;
Um proativo consegue “ver a parede na sua totalidade”;
Um reativo se fixa “no azulejo que lhe cabe colocar”;
Confesso a vocês que ao escrever as comparações deparei-me com várias das minhas atitudes proativas e reativas,levando-me a refletir que há muito a ser aperfeiçoado e sei que esta matéria deposito mais uma sementinha na linha do saber.
O mais importante é que todos nós façamos uma reflexão e guardemos os ensinamentos que conseguimos captar, e os apliquemos quando a oportunidade passar diante de nós."
CL Luiz Carlos de Oliveira
Presidente AL 2010/2011
DM Aída de Oliveira
Braço Direito do Presidente
Triste pensar que pessoas são reativas para a vida, não só no ambiente de trabalho. Vivem querendo culpar os outros pelos problemas que têm, pelas doenças, culpam pais, amigos, Deus, por tudo que ocorre, são tão egoístas e insanas que acham que tudo gira ao seu redor, que todos devem satisfazer seus desejos e que tudo que possuem precisa ser melhor que os demais, permanecem infelizes...oh dó!
Bem, na verdade serei cruel, não tenho dó, tenho certa raiva, me incomoda gente pessimista, fofoqueira e curiosa, que quer saber do outro não pela virtude da generosidade, mas pelo prazer da fofoquice, para que saber se vai ganhar mais no novo emprego? Se o casamento vai dar certo? Precisam ouvir explicações que justifiquem você ajudar uma pessoa, tem coisas que não se explica, se faz porque se acredita, por ser proativa, por notar a necessidade, e fazer...simples! Que muda na vida de alguém saber se o outro dormiu na sala, no quarto, ou sei lá onde...eu fico feliz qdo consigo dormir...ai como é bom!
Simplicidade passa longe de pessoas reativas, elas são complexas e complicadas, não compreendem seu prórpio desejo, seu coração, vivem na mentira, contam tanta lorota que quando percebem, nem sabem mais por onde trilhar...
Melhor mesmo é continuar ouvindo, algumas vezes, confesso tenho um ouvido reativo, que deixa entrar e sair, sem absorver palavra qualquer, não quero saber disso, de gente com coração amargo, faltou palmada qdo pequeno ou amor, que é pior! Muitas vezes, mesmo sem querer, precisamos ter atitudes reativas, senão o mundo não gira, não transforma e sempre os mesmos estarão com a mão na massa, como li de uma amiga, melhor agir com demência as vezes. Hoje me permito dizer não ( ainda não tanto quanto desejo) mas consigo ouvir cobranças, mesmo sabendo que não são para mim, sem mover um músculo...e continuo dançando, cantando, lavando, cozinhando ( alguns em banho-maria_, quando acho que devo, quando tenho vontade) pq essa sou eu.
Um comentário:
Excelente.....
Acredito que somos todos um pouco de cada jeito. Porém, vale sempre lembrar que devemos estar atentos para o nosso bem estar.
E quem quer realmente nosso bem (que vc concorda comigo que é quem de verdade interessa), entenderá imediatamente nossa mudança de rumo e ficará torcendo para que sejamos felizes.
Beijinhos e uma feliz semana!!!!
Postar um comentário